IAM participa de Comitiva de professores em visita
Ao território de Bonito-PE
Nesta semana 28 de fevereiro de 2024, o Instituto Abdalaziz de Moura, representado pelo Coordenador Pedagógico Paulo Santana, acompanhou Comitiva de Professores/as durante intercâmbio e visita técnica às experiências em Agroecologia, Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial em Bonito, região Agreste do Estado de Pernambuco/Brasil.
Durante o itinerário, foram visitados: o Mercado da Vida, centro público que comercializa produtos agroecológicos direto da roça; a Escola Municipal Manoel de Queiroz Lima da comunidade rural Estreito do Norte, que recebe pesquisa na construção de um currículo contextualizado a agroecologia desenvolvido pelo doutorando Germano de Barros/UFRPE, que também é conselheiro do IAM; a propriedade agroecológica da família de Josélia e Gleibson, que é vinculada a Associação Vida Agroecológica. Além do mais, foi realizada reunião de contextualização das ações que de forma coletiva, apontaram as estratégicas de apoio aos processos de transição agroecológica em curso no território de Bonito.
No território, a Comitiva foi acompanhada por: professora Elza Fagundes, Secretária de Educação de Bonito; Luciane Cavalcante, gestora escolar; Verônica, coordenadora pedagógica; José Pinheiro gestor municipal; além dos/as agricultores/as agroecológicos Acauã de Lima, Mônica Rodrigues de Lima, José Antônio, Anderléa Silva, Cláudio Moura e Antônio Ciriaco.
A intenção de conhecer o território, articulada pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, inspirou possibilidades na elaboração de um projeto piloto com foco no Progresso Comunitário Sustentável. A tese do Dr. Paulo Santana, desenvolvida com a Pedagogia de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável (PEADS), foi inspiração a Comitiva durante a imersão no território. Para Santana, a visita “revelou novos conhecimentos em termos da reflexão sobre competências curriculares que podem apoiar a sustentabilidade nas comunidades rurais de Bonito”.
Participaram da Comitiva o Dr. Guilherme Soares, pro reitoria da UFRPE; Dr. Leonardo Sampaio, UFRPE; Dr. Riverdes Coelho, UFRPE; Dra. Suzana Falcão, UFRPE; Dr. Carlos Alberto, UFRPE; Dr. Mário Antonino, da Rotary Internacional; Eng. Ambiental Prof. Thais Patú, do CREA; e a presença internacional do Prof. Dr. Anastassios Gentzoglanis, da Universidade de Sherbrooke, Quebec/Canadá.
O intercâmbio foi marcado pela representatividade dos professores/as que também conferem acento na Academia Brasileira de Ciências Agronômicas, Academia Pernambucana de Ciência Agronômica, Academia Nacional de Engenharia, Academia Pernambucana de Engenharia, Academia Pernambucana de Ciências e na Academia