Artigo (PEADS): relatos de uma construção histórica é publicado
22 de dezembro de 2023
Na “Revista Contribuciones a las Ciencias Sociales” – Volume 16, Nº 12.
Artigo “Pedagogia de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável (PEADS)”: relatos de uma construção histórica é publicado na “Revista Contribuciones a las Ciencias Sociales” – Volume 16, Nº 12.
Germano de Barros Ferreira
A revista Contribuciones a las Ciencias Sociales tem publicado vários artigos de pesquisas no campo da interdisciplinaridade, na perspectiva epistemológica da complexidade, holística, sistêmica e integral sobre as realidades estudadas. O Artigo Pedagogia de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável (PEADS): relatos de uma construção histórica, dos autores Germano de Barros Ferreira, Ana Maria Dubeux Gervais, Andréa Alice da Cunha Farias, Maria Norma Ribeiro, Juciany Medeiros de Araújo e Paulo José de Santana, traz as principais fundamentais teóricas e experiências práticas que inspiraram Abdalaziz de Moura, para criação da Pedagogia e estruturação do seu currículo para Ação Transformada das pessoas e seus territórios.
Dentre os autores deste artigo, Germano de Barros, Andréa Alice e Paulo José de Santana são Sócios-Fundadores do Instituto Abdalaziz de Moura, instituição criada para disseminar a (PEADS) e cuidar do patrimônio político pedagógico do professor Abdalaziz de Moura.
Sinopse
A Pedagogia de Apoio do Desenvolvimento Sustentável (PEADS), tem contribuído com os processos de desenvolvimento territorial. A centralidade da pedagogia é o resgate da identidade dos sujeitos para transformação da realidade dos territórios rurais e urbanos. O estudo visa compreender a construção histórica da (PEADS) e suas contribuições para o desenvolvimento das pessoas em seus territórios. É uma pesquisa documental, com complemento de entrevista semiestruturada com o autor da Pedagogia Abdalaziz de Moura. As contribuições acontecem através de processos pedagógicos contextualizados, por meio da interação entre os sujeitos sociais e seus territórios, a partir dos princípios éticos, epistemológicos e filosóficos desenvolvidos pela pedagogia.
Acesse o artigo publicado na revista
científica internacional Contribuciones a Las Ciencias Sociales