1. TEXTOS SOBRE AS CONCEPÇÕES FILOSÓFICAS QUE FUNDAMENTAM A PEDAGOGIA
Estes textos explicitam as Concepções Filosóficas que fundamentam a Pedagogia de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável – Peads. Foram escritos para jovens, agricultores familiares, professoras, técnicos em agroecologia, extensionistas, público inicial da formação oferecida pelo Serta. Não tem sequência lógica entre eles. O leitor escolhe de acordo com seu interesse. Quando ler é importante verificar a data que foram escritos. Foram escritos sempre com o objetivo de fortalecer as formações, oficinas, aulas, para o público indicado acima. A preocupação do autor era escrever de modo simples, numa linguagem que pudesse ser compreendida pelos participantes. A maioria já foi publicada no livro “Uma Filosofia da Educação do Campo que Faz a Diferença para o Campo” de Abdalaziz de Moura. Via Design Publicações. Recife. 2015. A numeração das páginas é deste livro. Outros textos sobre concepções filosóficas estarão mais adiante, no livro do mesmo autor “Princípios e Fundamentos da Proposta Educacional de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável”. Glória do Goitá – PE – Serta. 2003. Nestes, as ideias estão descritas de maneira sequencial, um capítulo após outro.
1.1 COMO SE CONSTROEM AS CONCEPÇÕES EM NOSSAS VIDAS PG 18-28
Há pessoas que imaginam ser a única responsável pelas suas ideias, pelos seus pensamentos, pelas suas concepções de mundo, de história, de homem, de mulher, de trabalho, de sociedade, de educação, de arte, de cultura.
1.2 ENTENDENDO MEHOR AS RELAÇÕES ENTRE CIÊNCIA E FILOSOFIA PG 38-41
Texto escrito em 2011 para aprofundar a questão com um grupo de professoras que aplicaram a Peads – Programa Educacional de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável – em sala de aula.
1.3 FILOSOFIA E EDUCAÇÃO ESCOLAR PG 42-48
Texto escrito como continuidade do anterior para aprofundar a questão com o mesmo grupo de educadoras.
1.4 O PAPEL DA ARTE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR E NO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PG 49-53
Texto didático para estudo com estudantes do Curso Técnico de Agroecologia, primeira versão de 2001, revisado depois que o Curso Técnico do Serta foi reconhecido como ensino profissional.
1.5 CONCEPÇÃO DE PESSOA PG 54-58
Texto escrito para estudo com os estudantes do curso Técnico em Agroecologia, primeira versão foi de 2002, inspirado no trabalho dos Jovens da Bacia do Goitá-PE.
1.6 CONCEPÇÃO DE HISTÓRIA PG 59-64
Texto Didático para estudo com professoras e estudantes do Curso Técnico em Agroecologia – Versão inicial em 2004
1.7 CONCEPÇÃO DE MUNDO E DAS RELAÇÕES ENTRE PESSOA E NATUREZA PG 65-72
Texto Didático para estudo com professoras e técnicos em Agroecologia, versão inicial em 2003
1.8 AS RELAÇÕES ENTRE A EDUCAÇÃO POPULAR, EDUCAÇÃO DO CAMPO E EDUCAÇÃO ESCOLAR FORMAL PG 73-86
Texto escrito para aprofundar com professoras do campo e técnicos em agroecologia os antecedentes da Educação do Campo – 2011.
1.9 COMPREENDENDO MAIS E MELHOR AS MUDANÇAS NO CAMPO E DO CAMPO PG 87-95
Texto escrito em 2012 para aprofundar com a equipe do Serta e revisto em 2014 para estudar com estudantes do Curso Técnico em Agroecologia.
1.10 AS CONCEPÇÕES SOBRE O CAMPO BRASILEIRO PG 96-109
Texto escrito em 2012 para aprofundar com a equipe do Serta e revisto em 2014 para estudar com estudantes do Curso Técnico em Agroecologia.
1.11 CONCEPÇÃO DE CURRÍCULO NA PEADS PG 127-137
Texto escrito para aprofundar com Professoras do Campo que aplicam a Peads em suas atividades pedagógicas – 2006.
1.12 OS RESULTADOS E OS IMPACTOS DA AVALIAÇÃO ESCOLA NA PEADS PG 138-145
Texto escrito em janeiro de 2014 para aula sobre os Introdução à História dos Movimentos Sociais do Campo no curso técnico de Agroecologia.
1.13 A DIMENSÃO FILOSÓFICA DA PEADS E SUAS IMPLICAÇÕES NA APRENDIZAGEM PG 146-151
Texto para o primeiro seminário com as professoras envolvidas no processo de Sistematização da PEADS – 15/04/03.
1.14 EDUCAÇÃO POPULAR E EDUCAÇÃO DO CAMPO, O QUE TEM HAVER UMA COM A OUTRA PG 152-162
Texto preparado para aprofundar com a equipe de formadores/as do Serta as relações entre a Educação Popular e o Programa Educacional de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável – Peads,
1.15 NOSSA CONCEPÇÃDE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL – EM QUE ELA É DIFERENTE PG 163-170
Texto escrito em 2001 para aprofundar com os adolescentes e jovens o conceito de desenvolvimento no qual eles estavam inseridos.
1.16 FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DAS EXPERIÊNCIAS DA PEADS (PE) E DO CAT (CONHECER, ANALISAR E TRANSFORMAR – BA) PG 171-182
Esse texto constitui o primeiro capítulo do livro Educação Rural, Sustentabilidade do Campo, editado em parceria entre o MOC
1.17 ALGUNS PRINCÍPIOS DA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO PG 183-189
Texto escrito em 1994. Não revisamos o texto, pois trata-se de um documento histórico, foram os primeiros esforços do autor para colocar no papel princípios para a Educação do Campo.
1.18 INTEGRAÇÃO DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE NO PROCESSO EDUCATIVO PG 190-197
Reflexão apresentada pelo SERTA – Serviço de Tecnologia Alternativa – no Encontro promovido pelo CERIS e MEMISA em
1.19 JUVENTUDE E AGROECOLOGIA PG 198-204
Texto solicitado por um grupo de instituições interessadas na formação de jovens do campo. Escrito para o Programa Educar em 2004, revisto em 2010
1.20 OS MOVIMENTOS SOCIAIS E O CURSO DE AGROECOLOGIA PG 205-215
Texto escrito em janeiro de 2014 para aula sobre os Introdução à História dos Movimentos Sociais do Campo no curso técnico de Agroecologia.
A INSPIRAÇÃO DE PAULO FREIRE PARA A PEDAGOGIA DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL – PEADS
DO LIVRO EDUCAÇÃO E ATUALIDADE BRASILEIRA (Terceira Edição. 2003) Cortez Editora
2 TRÊS TEXTOS DE ORDEM MAIS FILOSÓFICA QUE MARCARAM A HISTÓRIA DA PEDAGOGIA EM 1997.
Foram apresentações feitas sobre a Pedagogia para públicos externos. Vão contribuir para quem pretende ter uma visão geral da Pedagogia. No entanto, para aprofundar o conhecimento da Pedagogia é necessário a leitura de outros textos que têm mais detalhes sobre a mesma.
3.1.1 O QUE É O SERTA – SERVIÇO DE TECNOLOGIA ALTERNATIVA E O QUE É A PEADS PG 29-41
Texto para o livro “Múltiplos Saberes de Uma Prática Pedagógica”, sistematização da prática da Peads em municípios da Zona da Mata Norte, Mata Sul e Agreste Setentrional – 2005,
3.1.2 TEXTO PARA O PROGRAMA EDUCAR SOBRE APRESENTAÇÃO DA PEADS 2004
Quem procura aperfeiçoar as condições do ensino das escolas públicas ou de outros espaços pedagógicos, costuma ir atrás de livros, experiências, que ajudem a melhorar as aulas, os textos, o material didático,
3.1.3.SERVIÇO DE TECNOLOGIA ALTERNATIVA – SERTA MOVIMENTO DE ORGANIZAÇÃO COMUNITÁRIA – MOC
PROPOSTA EDUCACIONAL DAS DUAS INSTITUIÇÕES TEXTO SOBRE EDUCAÇÃO RURAL
3.1.4 APRESENTAÇÃO DA PEADS PARA UDIME
O foco dessa apresentação é abordar a Educação do Campo a partir de um en- foque filosófico. Vamos nos perguntar:
3.1 TEXTOS SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA PEDAGOGIA E APRESENTAÇÕES SOBRE A PEADS.
Foram apresentações feitas sobre a Pedagogia para públicos externos. Vão contribuir para quem pretende ter uma visão geral da Pedagogia. No entanto, para aprofundar o conhecimento da Pedagogia é necessário a leitura de outros textos que têm mais detalhes sobre a mesma.
3.1.1 O QUE É O SERTA – SERVIÇO DE TECNOLOGIA ALTERNATIVA E O QUE É A PEADS PG 29-41
Texto para o livro “Múltiplos Saberes de Uma Prática Pedagógica”, sistematização da prática da Peads em municípios da Zona da Mata Norte, Mata Sul e Agreste Setentrional – 2005,
3.1.2 TEXTO PARA O PROGRAMA EDUCAR SOBRE APRESENTAÇÃO DA PEADS 2004
Quem procura aperfeiçoar as condições do ensino das escolas públicas ou de outros espaços pedagógicos, costuma ir atrás de livros, experiências, que ajudem a melhorar as aulas, os textos, o material didático,
3.1.3.SERVIÇO DE TECNOLOGIA ALTERNATIVA – SERTA MOVIMENTO DE ORGANIZAÇÃO COMUNITÁRIA – MOC
PROPOSTA EDUCACIONAL DAS DUAS INSTITUIÇÕES TEXTO SOBRE EDUCAÇÃO RURAL
3.1.4 APRESENTAÇÃO DA PEADS PARA UDIME
O foco dessa apresentação é abordar a Educação do Campo a partir de um en- foque filosófico. Vamos nos perguntar:
3.2 TEXTOS SOBRE A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
A questão da Produção do Conhecimento foi uma temática muito presente nos primeiros anos da construção da Pedagogia. Compreender como se processa e se constrói o Conhecimento era uma reflexão necessária para as primeiras professoras formadas na Pedagogia, pois as Concepções de Educação nas quais eram formadas supunham o Conhecimento como dado, pronto, construído por outros autores, que não elas, nem o público de suas comunidades. E para entender a Peads era necessário entender o conhecimento como processo.
3.2.1 O PAPEL DA CURIOSIDADE E DA PERGUNTA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO PG 217-220
Texto original escrito em 1997 para formação de professoras do PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil
3.2.2 O PROCESSO DE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS PG 221-225
Texto também, escrito em 1997 para formação de professoras do PETI sobre o tema.
3.2.3 A PRODUÇÃO E O ACÚMULO DE CONHECIMENTO- AGOSTO DE 1995
Na avaliação do primeiro semestre de 1995, por ocasião do encontro inter- municipal
3.2.4 DE VOLTA AS AULAS EM 2006
Professores/as da rede pública dos municípios que desenvolvem o Programa Educar estão retornando à escola
3.2.5 APRESENTAÇÃO DOS INSTRUMENTOS DE MONITORAMENTO NA PEADS PG 304-315
No encontro dos territórios foram construídos quatro instrumentos de monitoramento para as coordenações pedagógicas
3.2.6 ROTEIRO APOIO A CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DE UMA ESCOLA PG 254-260
Texto escrito em 2009 para atender a demanda de professoras do campo interessadas em discutir a questão na escola.
3.3 TEXTOS SOBRE ESCOLAS QUE DESENVOLVEM A PEDAGOGIA
Textos que vão ajudar a compreensão do cotidiano de uma Escola que desenvolve a Pedagogia. Como funciona, como se organiza, como as disciplinas e áreas de conhecimento se distribuem. Inicialmente foram de Escolas do Campo. Os relatórios das oficinas vão contribuir também para a compreensão do cotidiano de uma Escola que adota com a comunidade escolar a Pedagogia.
- 3.3.1 O CONCEITO DE ESCOLA DE REFERÊNCIA COM O QUAL TRABALHAMOS PG 261-264
Texto preparado como subsídio ao Projeto Jovens pela Educação para a Convivência com o Semiárido com o Unicef. Julho de 2008.
- 3.3.2 EXEMPLO DE UMA ESCOLA DE REFERÊNCIA SEGUNDO A PEADS PG 265-269
De 2 a 5 de setembro de 2008 estive participando em Buenos Aires a convite do UNICEF de um Seminário sobre o Ensino Médio,
- 3.3.3 QUE RELAÇÕES DE COOPERAÇÃO SÃO POSSÍVEIS ENTRE A FAMÍLIA E A ESCOLA? PG 297-305
Texto preparado para Cadernos do CENPEC, Número 6, primeiro semestre de 2009.
- 3.3.4 PRIMEIRA PARTE – OS COMPONENTES DO CURRÍCULO NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CURSO DE AGROEOCLOGIA DO SERTA PG 297-305
O SERTA com 26 anos de vida identificou e escolheu um conjunto de princípios filosóficos que baseiam todas as suas ações.
3.4 FICHAS PEDAGÓGICAS PARA DESENVOLVIMENTO DA METODOLOGIA
As Fichas Pedagógicas são os instrumentos didáticos para desenvolver a Pedagogia. Constituem o material didático básico para qualquer processo educativo da Peads. As primeiras Fichas Pedagógicas constavam de três etapas metodológicas de 1994 a 1997. Depois foi agregada mais uma etapa que é a de Avaliação e Sistematização. As Fichas Pedagógicas garantem a articulação entre os Princípios Filosóficos e as Ações Transformadoras, articulando os conhecimentos e as didáticas necessárias para uma efetiva Educação Transformadora. São textos para serem estudados e não apenas lidos. Os três Censos (Agropecuário, Populacional, Ambiental) constam no livro “Princípios e Fundamentos da Proposta Educacional de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável”. A indicação das páginas é deste livro.
- 3.4.1. SUGESTÕES PARA PREPARAÇÃO DE FICHAS PEDAGÓGICAS
Texto de fevereiro de 1996. A FICHA PEDAGÓGICA é um instrumento didático muito usado na Peads
- 3.4.2 FICHA PEDAGÓGICA DA PEADS – CENSO AGROPECUÁRIO PG 159-198
Desenvolver, na escola, estratégias para o Desenvolvimento Local Sustentável. Construção do Censo Agropecuário do Município.
- 3.4.3 FICHA PEDAGÓGICA DA PEADS – CENSO POPULACIONAL DA COMUNIDADE PG 133-158
Desenvolver, na escola, estratégias para o Desenvolvimento Local Sustentável. Construção do Censo Populacional do Município.
- 3.4.4 FICHA PEDAGÓGICA DA PEADS – CENSO AMBIENTAL PG 133-158
Desenvolver, nas escolas, Estratégias para o Desenvolvimento Local Sustentável. Construção do Censo
- 3.4.5 PROPOSTA EDUCAÇÃO RURAL – PER
CAPACITAÇÃO DE PROFESSORAS MUNICIPAIS RURAIS FICHAS PEDAGÓGICAS PARA A SEGUNDA UNIDADE – INÍCIO DE INVERNO
- 3.4.6 TERCEIRA UNIDADE
ESTUDANDO A PRODUÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR DURANTE O INVERNO
- 3.4.7 PEADS – TERCEIRA UNIDADE
A PRODUÇÃO QUE O INVERNO DEIXOU – Ficha 03. OBJETIVO DESTA FICHA
- 3.4.8 FICHA PEDAGÓGICA SOBRE AS ÁGUAS E AS CHUVAS DO INVERNO DE 2022 NO NORDESTE
PRIMEIRA ETAPA. PESQUISA SOBRE A TEMÁTICA E OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DAS ÁGUAS E DAS CHUVAS
3.5 TEXTOS SOBRE A METODOLOGIA DA PEADS
A Metodologia faz o caminho entre os elementos que compõem o Currículo da Pedagogia: Os Princípios Filosóficos, os Conhecimentos, As Didáticas e as Ações Transformadoras. Sem a Metodologia a Pedagogia não se desenvolve. Para conhecer a Peads é fundamental apropriar-se da Metodologia. Todos estes textos tratam da mesma. A numeração das páginas do primeiro texto é do livro “Princípios e Fundamentos…” e dos demais é do livro “Uma Filosofia da Educação do Campo… Onde não há citação de páginas, os textos ainda não estão publicados em livro.
- 3.5.1 A METODOLOGIA DA PEADS PG 97-123
sses pressupostos que acabamos de escrever não são monopólio do Serta.
- 3.5.2 . APROFUNDANDO A METODOLOGIA PG 244-253
Texto escrito em 2011 com um grupo de professoras interessadas em aprofundar a questão da metodologia.
- 3.5.3 PRIMEIRA PARTE – OS COMPONENTES DO CURRÍCULO
O SERTA com 30 anos de vida identificou e escolheu um conjunto de princípios filosóficos
- 3.5 4 O CICLO E O FLUXO DA METODOLOGIA NO CURSO – PPP DO CURSO TÉCNICO DE AGROECOLOGIA – II PARTE
Esses quatro componentes se articulam, se conectam e interagem a partir da metodologia – do grego métodos = caminho.
- 3.5.5 O QUE EU FIZ COM A PESQUISA E O QUE A PESQUISA FEZ EM MIM PG 226-239
Texto escrito no ano 2000, que fundamenta a origem do uso da pesquisa na Peads, rico em detalhes históricos vividos pelo autor.
- 3.5.6 A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA E SUAS DESCOBERTAS PG 240-241
Texto escrito para refletir com as professoras a minha experiência de vida pessoal
- 3.5.7 APRENDENDO A SER CURIOSO ATRAVÉS DA PESQUISA PG 242-243
Também escrito para refletir com as professoras do campo e os jovens – 2003
- 3.5.8 O MASSACRE DOS ESTUDANTES NO RIO DE JANEIRO E A PEADS PG 316-323
Ontem, dia 7 de abril de 2011, enquanto se encerrava a II Jornada Pedagógica de Educação do Campo, realizada no Serta,
4.1 DOCUMENTOS SOBRE A HISTÓRIA DA PEADS
A Metodologia faz o caminho entre os elementos que compõem o Currículo da Pedagogia: Os Princípios Filosóficos, os Conhecimentos, As Didáticas e as Ações Transformadoras. Sem a Metodologia a Pedagogia não se desenvolve. Para conhecer a Peads é fundamental apropriar-se da Metodologia. Todos estes textos tratam da mesma. A numeração das páginas do primeiro texto é do livro “Princípios e Fundamentos…” e dos demais é do livro “Uma Filosofia da Educação do Campo… Onde não há citação de páginas, os textos ainda não estão publicados em livro.
- 4.1.1 SUGESTÕES PARA UM PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO RURAL DO MUNICÍPIO
PROPOSTAS APRESENTADAS AOS CANDIDATOS A PREFEITOS E VEREADORES NAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 1992.
- 4.1.2 A PEQUEA PRODUÇÃO NO NORDESTE A ETERNA MAGRGINAL
ELEBORAÇÃO : ABDALAZIZ DE MOURA Março de 1991
4.2 OS PRIMEIROS TEXTOS ESCRITOS SOBRE A PEADS – 1994/1995/1996
Na construção da Pedagogia, os primeiros desafios foram escritos e transformados em textos para a formação de Professoras do Campo. Até este período o Serta ainda não trabalhava diretamente com formação de adolescentes e jovens do campo. Conservamos no mesmo estilo e formato da época, do tempo que ainda não se dispunha nem de computador, para que se observe a dimensão histórica e processual da Peads, sempre se reconstruindo na medida em que se praticava e cada prática contribuía com os elementos teóricos. Recomendamos verificar o tempo de cada texto, épocas que ainda não se falava em Educação do Campo e o autor já desenvolvia questões desta natureza.
- 4.2.1. A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO PG 277- 281
Texto de 1997 está mantido no original pelo valor histórico que têm para a evolução do pensamento
- 4.2.2 HISTÓRICO DA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO PG 331-336
É um texto de 1995, que se refere à História da Proposta de Educação do Campo construída pelo Serta.
4.3 OS PRIMEIROS RELATÓRIOS DA HISTÓRIA DA PEDAGOGIA – 1993/1994/1995
São nove documentos históricos que vão contribuir com o conhecimento da Pedagogia no seu contexto. A temática da Educação do Campo ainda não era tratada na literatura, nem na academia como Política Pública, nem nos Movimentos Sociais. Foram as primeiras intuições que depois foram ganhando consistência. É bom conhecer as raízes que dão origem e os alicerces que serviram de base para o desenvolvimento da Pedagogia. A indicação das páginas é do livro “Uma Filosofia da Educação do Campo que faz a Diferença para o Campo.
- 4.3.1 PRIMEIRA FEIRA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO – SURUBIM PG 337-340
Texto também histórico, pois mostra um resultado da Proposta Pedagógica já em 1995.
- 4.3.2 A SITUAÇÃO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO EM SURUBIM NO SEGUNDO SEMESTRE DE 1996 PG 351 -354
Outro documento histórico que revela a criação da proposta de Educação do Campo no primeiro município que começou em 1993 e 1994.
- 4.3.3 RELATÓRIO DA IMPLANTAÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA DESENVOLVIDA PELO AUTOR PARA O ENSINO FUNDAMENTAL RURAL NO MUNICÍPIO PG 341-350
Outro texto histórico que fala das atividades em Educação do Campo em 1994, de janeiro a agosto.
- 4.3.4 RELATÓRIO DO ENCONTRO INTERESTADUAL SOBRE EDUCAÇÃO DO CAMPO. PG 355-362
RELATÓRIO DO ENCONTRO INTERESTADUAL SOBRE EDUCAÇÃO DO CAMPO. Documento histórico onde se pode perceber a construção da Educação do Campo e seu estágio em janeiro de 1995 em PE e BA.
- 4.3.5 RELATÓRIO DO ENCONTRO INTERMUNICIPAL DE PROFESSORAS QUE APLICAM A PROPOSTA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO PG 363-378
Mais um documento de 1995, anterior a toda discussão sobre Educação do Campo no Brasil.
- 4.3.6 FORMAÇÃO COM AS PROFESSORAS RURAIS DE CHÃ GRANDE-PE 14 e 15/02/95 PG 379-389
Texto que revela como foi o processo de construção histórica da proposta de Educação do Campo do Serta, Documento de 199
4.4 OS RELATÓRIOS DE OFICINAS REGIONAIS TEMÁTICAS COM VÁRIOS MUNICÍPIOS 1998
Na construção da Pedagogia, os primeiros desafios foram escritos e transformados em textos para a formação de Professoras do Campo. Até este período o Serta ainda não trabalhava diretamente com formação de adolescentes e jovens do campo. Conservamos no mesmo estilo e formato da época, do tempo que ainda não se dispunha nem de computador, para que se observe a dimensão histórica e processual da Peads, sempre se reconstruindo na medida em que se praticava e cada prática contribuía com os elementos teóricos. Recomendamos verificar o tempo de cada texto, épocas que ainda não se falava em Educação do Campo e o autor já desenvolvia questões desta natureza.
- 4.4.1 RELATÓRIO DA OFICINA LOCAL – 14, 15 DE AGOSTO E DA OFICINA REGIONAL
– 27, 28, 29 DE AGOSTO DE 1998 SÃO BENEDITO DO SUL – PE
- 4.4.2 A ALIMENTAÇÃO ESCOLAR NO PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL – PETI UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA DIFERENTE
RELATÓRIO DA OFICINA REGIONAL – PALMARES, 04, 05, 06 de maio de 98.
- 4.4.3 A ALIMENTAÇÃO ESCOLAR, COMO MEIO PRIVILEGIADO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM NO PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL – PETI.
RELATÓRIO DE TRÊS OFICINAS LOCAIS – ABRIL DE 1998
- 4.4.4 A QUESTÃO DO MEIO RURAL NA ZONA DA MATA E A ESCOLA
RELATÓRIO DA OFICINA REGIONAL 03 – PALMARES, 06, O7, 08 de maio de 1998.
- 4.4.5 A QUESTÃO DOS ADOLESCENTES QUE COMPLETAM 15 ANOS NO PRO- GRAMA DA BOLSA ESCOLA
RELATÓRIO DA OFICINA REGIONAL – CABO DE SANTO AGOSTINHO – 21 E 22/10/1998
4.5. RELATÓRIO DAS OFICINAS MUNICIPAIS
No projeto de 1998, além das oficinas regionais, a equipe ministrava oficinas nos municípios à convite destes. A temática era escolhida em função da demanda e do nível de aceitação da Peads na rede municipal. Estes relatórios eram devolvidos para os municípios como material para estudo. A leitura dos mesmos contribui muito para a compreensão da Pedagogia. Pois relatam detalhes de um processo onde as pessoas que participavam se sentiam autores da construção.
- 4.5.1 RELATÓRIO DA PRIMEIRA OFICINA LOCAL – RIBEIRÃO/PE – 10 e 11 /11/98
A IMPORTÂNCIA DOS PROGRAMAS SOCIAIS NO MUNICÍPIO DE RIBEIRÃO – PE
- 4.5.2 A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO A PARTIR DO COTIDIANO
RELATÓRIO DA OFICINA LOCAL – TAMANDARÉ-PE, 29 e 30/10/98
- 4.5.3 RELATÓRIO DA OFICINA MUNICIPAL SOBRE A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO
HISTÓRICO E CONTEXTO DA VIAGEM DO AUTOR À RONDÔNIA MUNICÍPIO DE ARIQUEMES
- 4.5.4 A ALIMENTAÇÃO ESCOLAR, COMO MEIO PRIVILEGIADO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM
Relatório de três oficinas municipais
- 4.5.5 FORMAÇÃO DAS PROFESSORAS DO CAMPO DE VICÊNCIA – PE
A CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA PEDAGOGIA NO MUNICÍPIO
- 4.5.6 FORMAÇÃO DAS PROFESSORAS DO CAMPO DE VICÊNCIA – PE
IMPLANT A CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DO PROGRAMA DA BOLSA ESCOLA
4.6 OS RELATÓRIOS DE IMPLANTAÇÃO DA PEDAGOGIA NA REDE MUNICIPAL – 1999
O ano de 1999 foi o mais decisivo e marcante para a construção da Pedagogia. Neste ano, o Serta só formou professoras da rede de ensino destes quatro municípios que aderiram e assumiram a Peads como sendo a proposta pedagógica do município. Os relatórios são ricos em detalhes. Nos dias 29 e 30 de julho fizemos a primeira avaliação e os resultados foram surpreendentes determinando um outro futuro para a instituição e a pedagogia.
-
- 4.6.1 RELATÓRIO DA PRIMEIRA ETAPA DA CAPACITAÇÃO Fevereiro a maio de 1999
CONSÓRCIO DOS MUNICÍPIOS NA ZONA DA MATA – PE Catende Panelas São Benedito do Sul Vicência
- 4.6.2 RELATÓRIO DA SEGUNDA ETAPA DA CAPACITAÇÃO Maio e junho de 1999
CONSÓRCIO DOS MUNICÍPIOS NA ZONA DA MATA – PE Catende Panelas São Benedito do Sul Vicência
- 4.6.3 RELATÓRIO DA TERCEIRA ETAPA DA CAPACITAÇÃO E DOCUMENTO DE TRABALHO PARA O SEGUNDO SEMESTRE Junho e julho de 1999
CONSÓRCIO DOS MUNICÍPIOS NA ZONA DA MATA – PE Catende Panelas São Benedito do Sul Vicência
- 4.6.4 RELATÓRIO DA QUARTA ETAPA DA CAPACITAÇÃO SEGUNDO SEMESTRE DE 1999
CONSÓRCIO DOS MUNICÍPIOS NA ZONA DA MATA – PE Catende Panelas São Benedito do Sul Vicência
- 4.6.5 RELATÓRIO DA QUINTA E ÚLTIMA ETAPA DA CAPACITAÇÃO RELATÓRIO DO ENCONTRO ANUAL DE AVALIAÇÃO
CONSÓRCIO DOS MUNICÍPIOS NA ZONA DA MATA – PE Catende Panelas São Benedito do Sul Vicência
- 4.6.1 RELATÓRIO DA PRIMEIRA ETAPA DA CAPACITAÇÃO Fevereiro a maio de 1999
Textos em revisão!
5 TEXTOS ESCRITOS DURANTE O PERÍODO DE FORMAÇÃO DE JOVENS AGENTES DE DESENVOLVIMENTO LOCAL – 2000-2005
Até o ano 2000, as atividades de Formação com a Peads eram com agricultores/as familiares e com professoras do campo das redes municipais. A partir de 2000 o Serta assumiu a formação direta de adolescentes e jovens aplicando a Peads. Estes textos são reflexões com os adolescentes sobre a prática dos mesmos na atuação junto às comunidades locais, prefeituras e famílias. Esta formação tornou-se uma grande referência para a construção das políticas públicas para e com as juventudes nos níveis municipais, estaduais e nacional.
-
- 4.6.1 RELATÓRIO DA PRIMEIRA ETAPA DA CAPACITAÇÃO Fevereiro a maio de 1999
CONSÓRCIO DOS MUNICÍPIOS NA ZONA DA MATA – PE Catende Panelas São Benedito do Sul Vicência
- 4.6.2 RELATÓRIO DA SEGUNDA ETAPA DA CAPACITAÇÃO Maio e junho de 1999
CONSÓRCIO DOS MUNICÍPIOS NA ZONA DA MATA – PE Catende Panelas São Benedito do Sul Vicência
- 4.6.3 RELATÓRIO DA TERCEIRA ETAPA DA CAPACITAÇÃO E DOCUMENTO DE TRABALHO PARA O SEGUNDO SEMESTRE Junho e julho de 1999
CONSÓRCIO DOS MUNICÍPIOS NA ZONA DA MATA – PE Catende Panelas São Benedito do Sul Vicência
- 4.6.4 RELATÓRIO DA QUARTA ETAPA DA CAPACITAÇÃO SEGUNDO SEMESTRE DE 1999
CONSÓRCIO DOS MUNICÍPIOS NA ZONA DA MATA – PE Catende Panelas São Benedito do Sul Vicência
- 4.6.5 RELATÓRIO DA QUINTA E ÚLTIMA ETAPA DA CAPACITAÇÃO RELATÓRIO DO ENCONTRO ANUAL DE AVALIAÇÃO
CONSÓRCIO DOS MUNICÍPIOS NA ZONA DA MATA – PE Catende Panelas São Benedito do Sul Vicência
- 4.6.1 RELATÓRIO DA PRIMEIRA ETAPA DA CAPACITAÇÃO Fevereiro a maio de 1999
6 TEXTOS DO PRIMEIRO LIVRO SOBRE OS PRINCÍPIOS E FUNDAMENTOS DA PEADS – 2003-2005
Texto do primeiro livro e esforço de sistematização da Pedagogia, como nasceu, se desenvolveu e se instalou. Os fundamentos teóricos, os autores que ajudaram na construção. O texto sobre a metodologia está no item da Metodologia e as Fichas Pedagógicas com os três censos (agropecuário, populacional e ambiental) estão no item sobre as Fichas Pedagógicas.Texto do primeiro livro e esforço de sistematização da Pedagogia, como nasceu, se desenvolveu e se instalou. Os fundamentos teóricos, os autores que ajudaram na construção. O texto sobre a metodologia está no item da Metodologia e as Fichas Pedagógicas com os três censos (agropecuário, populacional e ambiental) estão no item sobre as Fichas Pedagógicas.
- 6.1. JUSTIFICATIVA DA TESE DO TEXTO SOBRE A PEADS PG 21-28
A história da Peads identifica-se bastante com a história do seu protagonista, o autor que escreve este texto,
- 6.2 CONTEXTUALIZAÇÃO DA PEADS DO SERTA PG 29-44
A história da Peads identifica-se bastante com a história do seu protagonista, o autor que escreve este texto,
- 6.3.1 AS 4 BASES TEÓRICAS DA PEADS PG 45-55
A Questão Ética — o Papel Exercido pela Escola na Educação Rural,
- 6.3.2 AS 4 BASES TEÓRICAS DA PEADS PG 56-63
4.2 A Teoria do Conhecimento
- 6.3.3 AS 4 BASES TEÓRICAS DA PEADS PG 64-72
4.3 A Necessidade de um Projeto Político-pedagógico
- 6.3.4 AS 4 BASES TEÓRICAS DA PEADS PG 72-80
4.4 A Visão de Mundo na Peads
- 6.3.5 AS 4 BASES TEÓRICAS DA PEADS PG 80-87
4.5 Os Limites do Conhecimento Racional
- 6.4 BIBLIOGRAFIA SOBRE EDUCAÇÃO E FILOSOFIA PG 125-130
ABRÃO, José Carlos. O Educador a Caminho da Roça. Campo Grande: UFMS,
7 TEXTO DO SEGUNDO LIVRO “MÚLTIPLOS OLHARES DE UMA CAMINHADA PEDAGÓGICA – PEADS” – 2006
Texto do primeiro livro e esforço de sistematização da Pedagogia, como nasceu, se desenvolveu e se instalou. Os fundamentos teóricos, os autores que ajudaram na construção. O texto sobre a metodologia está no item da Metodologia e as Fichas Pedagógicas com os três censos (agropecuário, populacional e ambiental) estão no item sobre as Fichas Pedagógicas.
- 7.1 Contribuição de Maria do Socorro Silva – Mestre em Educação e coordenadora da sistematização da PEADS. PG 20-22
CAPÍTULO 1 – O CAMINHO PERCORRIDO: O PROCESSO GERENCIAL DA SISTEMATIZAÇÃO
- 7.2 . A PEADS EM VICÊNCIA: TRANSFORMANDO O MUNICÍPIO EM SALA DE AULA PG 26-37
I – De onde estamos falando
- 7.3 TRAJETÓRIAS DAS ESCOLAS DO CAMPO: UMA NOVA IDENTIDADE SENDO CONSTRUÍDA. PG 64-67
Esse capítulo retrata as trajetórias das escolas públicas municipais do campo, como foi sendo produzida a escola,
- 7.4 A IMPLEMENTAÇÃO DA PEADS COMO POLÍTICA PÚBLICA DA EDUCAÇÃO EM VICÊNCIA PG 97-107
“Se você quer construir um navio, não reúna as pessoas só para tarefas e trabalhos: ensine-as almejar a infinita imensidão do mar”. (Antoine de Saint-Exupéry)
- 7.5 A TRAJETÓRIA DA PEADS NO MUNICÍPIO DE OROBÓ: A PEADS CONSTRUINDO HISTÓRIA E POLÍTICA PÚBLICA PG 38-48
1. De onde estamos falando.