
QUEM MINISTRA O CURSO?
O próprio autor da Pedagogia Peads, o Educador Popular e Filósofo Abdalaziz de Moura. Durante sua trajetória de vida pelos movimentos populares, sociais, pastorais da Igreja Católica, Organizações da Sociedade Civil e pelo Ensino Escolar, desenvolveu e sistematizou sua prática pedagógica construindo esta Pedagogia. O autor é Pernmbucano, mora em Gravatá, tem 82 anos, 4 filhos e 7 netos/as.
QUEM É RESPONSÁVEL PELO CURSO?
É o Instituto Abdalaziz de Moura, criado em 2020 para cuidar desta Pedagogia, divulgá-la através de meios eletrônicos e presenciais, preservar e desenvolver o legado do autor, formar pessoas interessadas em adotá-la no Sistema Escolar Formal. A Pedagogia aplica-se nas diversas modalidades e níveis de ensino, como nas Iniciativas Pedagógicas da Educação Popular. Tanto em uma ong, como numa escola, como em uma rede
De que consta o curso
25 Aulas Gravadas
Na Plataforma com duração
média de 27 minutos.
Tempo comunidade
O autor indica uma leitura complementar para aprofundar
o assunto tratado em aula, ou um vídeo, que a pessoa
deve fazer no intervalo entre uma aula e a seguinte.
o material escrito
A plataforma disponibioliza o texto escrito da aula,
reforçando a fala do autor, ajudando a compreenão
do assunto tratado na aula.
INTERAÇÃO ENTRE PARTICIPANTES DO CURSO E O AUTOR
Nas últimas terças-feiras de cada mês das 19:30 às 20:30
o Professor Abdalaziz de Moura interage com aspessoas
participantes do curso, conforme cronograma indicado abaixo

COMO POSSO PARTICIPAR DO CURSO?
1º) Passo Organizar um grupo de pessoas interessadas em participar, de cinco a mais pessoas: Pode ser colegasde uma mesma escola, de uma rede de ensino, de uma ong, de um movimento social, de um sindicato.
2º) Passo O grupo interessado escolhe uma pessoa para ser tutor/a do curso dentro de seu grupo. O tutor/a vai animar o grupo, estimular a participação, e será o interlocutor com a equipe do IAM .
3°) Passo O tutor/a entra em contato como Instituto Abdalaziz de Moura, através do whattsapp do Suporte.
4°) Passo Siga as orientações do Suporte para realizar sua inscrição.
QUAIS SÃO AS CONDIÇÕES
PARA PARTICIPAR DO CURSO?
1° O curso é ofertado gratuitamente só para grupo acima de 5 pessoas. Daí a importância de ter um tutor/a. Se por ventura não conseguir este quantitativo, entrar em contato com o suporte indicado.
2° A cada semana duas aulas serão disponibilizadas na Plataforma. A média para a conclusão do curso será de participar pelos menos de uma aula semanal. O tutor/a vai acompanhar se este ritmo de aula está sendo cumprido. .
3° O tutor/a terá acesso a Plataforma do Curso para acompanhar o desempenho das pessoas participantes de seu grupo. Por ocasião da matrícula, o tutor/a receberá as informações para este procedimento.
CRONOGRAMA DO CURSO
2025.1
11
Março
Lançamento oficial do Curso
em uma live das 19:30 às 21:00 via
Microsoft Team para a Turma I - 2025.
12
Março
Disponibilização do Curso
Na plataforma para as pessoas
e os Núcleos inscritos.
25 DE MARÇO | Primeira Interação 19:30 via Microsoft Teams |
29 DE ABRIL | Segunda Interação 19:30 |
27 DE MAIO | Terceira Interação 19:30 |
1 DE JULHO | Quarta Interação 19:30 |
E assim, até o mês de novembro,
sempre na última terça-feira de cada mês.
Aula 1.
Apresentação do Curso, do Instituto Abdalaziz de Moura - IAM, da Programação, das aulas gravadas, do Tempo Comunidade, da equipe do curso e das Interações mensais com a equipe do curso. Introdução a metodologia: em que consiste, como se estruturou, autores/as principais que fundamentam.
As quatro etapas que fazem parte da Metologia:
Aulas 2, 3, 4.
A Pesquisa sobre a realidade do cotidiano das pessoas envolvidas (como se aplica, a sensibilização necessária para as pessoas que vão aplicar e as que vão responder). A computação dos dados, a leitura dos mesmos. A construção do conhecimento com o protagonismo dos próprios educandos/as;
Aulas 5, 6.
A Análise ou Desdobramento da Pesquisa. Como elevar os conhecimentos gerados pela pesquisa a patamares mais amplos e profundos do conhecimento. As relações entre os conhecimentos gerados e construídos com as ações concretas, com os fundamentos filosóficos e com as disciplinas curriculares;
Aulas 7, 8.
Devolução dos dados da pesquisa para os participantes da mesma e para as lideranças e autoridades envolvidas com as temáticas da pesquisa, tendo em vista a mobilização das famílias e comunidades para ações transformadoras no território
Aulas 9, 10.
A avaliação dos processos vivenciados pelos diversos sujeitos participantes, com o registro das experiências através de várias dinâmicas: relatório, vídeo, planejamento estratégico, plano de ação, registro fotográfico.