Projeto Flor de Mandacaru - Marca

O Projeto Flor de Mandacaru – Inclusão Social, Educação Financeira e Ambiental na Terceira Idade propõe ações de impacto na vida das pessoas idosas, por meio de ações de inclusão social, educação financeira e ambiental articuladas junto às atividades de bem estar e de monitoramento da saúde. Contribui para o envelhecimento saudável, a partir do fortalecimento de vínculos de convívio e sociabilidade comunitária, sensibilizados pela dimensão socioambiental e climática de seu território, alinhado a conversas sobre empreendedorismo sobre o endividamento na terceira idade. Diretamente alcança o atendimento de 80 pessoas idosas; e indiretamente chega em 400 familiares; além de acessar 4.000 pessoas com o alcance das campanhas educativas nas redes sociais e site jornalísticos.

Projeto Flor de Mandacaru - Marca

O Instituto Abdalaziz de Moura, ao longo de suas ações, reconhece a importância da prioridade de atividades com as pessoas idosas, no sentido de contribuir para um envelhecimento ativo na sociedade, sobretudo quando relacionada as questões ambientais e climáticas articuladas a uma proposta de vida saudável.

As ações do projeto dialogam com pelos menos cinco dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS), Pacto Global e Agenda 2030.

Além da Política Nacional do Idoso que estabelece, entre outros pontos, que a família, a sociedade e o Estado têm o dever de assegurar à pessoa idosa, com 60 anos ou mais, todos os direitos da cidadania, garantindo sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade, seu bem-estar e seu direito à vida.

A dimensão do envelhecimento ativo é também um alerta enfatizado pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG).

 

O Plano de Trabalho do Flor de Mandacaru tem a duração de 11 (onze) meses. As ações do Projeto contarão com diferencial em termos de metodologia, pois o Instituto Abdalaziz de Moura atuará com a Pedagogia de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável (PEADS) como força motriz nos processos de desenvolvimento humano e comunitário dos idosos. É uma estratégia fundamental para a sobrevivência das gerações atuais e futuras e o envelhecimento saudável da pessoa idosa no território de Gravatá/PE.

MÓDULO I

Fevereiro

Mobilização

Reunião de alinhamento

Fevereiro

Março

Mobilização

Mobilização para implantar
Do Projeto com pessoas  envolvidas

Março

Abril

Seminário de Lançamento e início das aulas

Abril

Maio

Atividades de bem-estar

Maio

Junho

Atividades de bem-estar.

Junho

MÓDULO II

Agosto

Atividades de bem-estar.

Agosto

Setembro

Atividades de bem-estar.

Setembro

Outubro

Atividades de bem-estar.

Outubro

Novembro

Atividades de bem-estar.

Novembro

Dezembro

Seminário

Dezembro
patrocinadores em linha
Rolar para cima