CONTEXTO HISTÓRIO

O Instituto Abdalaziz de Moura – IAM nasceu da iniciativa de educadores/as, professores/as, técnicos/as em Agroecologia, profissionais de diversas áreas que desenvolvem a Pedagogia de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável – PEADS, criada pelo Educador Abdalaziz de Moura, ao longo de sua experiência profissional de 50 anos na Educação Popular e na Educação Formal. Este educador completou 80 anos em 2022 e formou geração de pessoas que atuam em seus próprios negócios, em escolas, nos movimentos populares (sindicais, sociais, feministas, ambientais e agroecológicos, reforma agrária, desenvolvimento sustentável, étnicos, de geração, de cultura, saúde, direitos humanos…)

IMG_4649
DSC_0022

Para este processo formativo o educador escreveu livros, produziu vídeos, textos didáticos e está deixando um patrimônio espiritual, pedagógico, filosófico, técnico. O motivo principal para a criação do IAM foi cuidar deste patrimônio e do seu acervo, para disseminá-lo, aprofundá-lo e formar pessoas que desejem conhecer a Pedagogia Peads.

Havia uma demanda reprimida por parte de redes municipais, estaduais e da educação popular para formação que não puderam ser atendidas por limites financeiros, agenda das escolas e redes de ensino, disponibilidade para deslocamentos, articulações estratégicas com gestores/as. A Pandemia veio revelar alternativas para dar conta destas demandas com o uso da internet de forma remota, híbrida além da presencial. A partir de 2022, o IAM começou a oferecer cursos de formação sobre a Peads, via on line, que reduziram estes limites, além de outros serviços presenciais e semipresenciais, de natureza específica para determinados grupos, que tenham motivação para se apropriar da Pedagogia Peads.

A atuação neste campo tornou-se a ação estratégica do IAM, embora possa desenvolver outros projetos, serão sempre articulados com a aplicação desta Pedagogia. O IAM foi criado em maio de 2020, e até este ano de 2022, só desenvolvia ações voluntárias ou que fosse remunerado pelos próprios interessados. Completado os dois anos de sua existência, o IAM passa a concorrer a projetos que possam remunerar sua equipe e outros atores/as deste processo formativo.

 

Rolar para cima